Telefonia IP2019-09-10T09:22:22-02:00

Telefonia IP

Principais vantagens

Possibilidade de monitoramento em tempo real das imagens 24 horas por dia

• registro e armazenamento das imagens, podendo ser analisadas posteriormente e até mesmo utilizadas como provas em processos legais
• a instalação de câmeras por mais discretas que sejam, podem inibir crimes
• acesso às imagens remotamente de qualquer aparelho integrado ao sistema, celular, tablet e outros
• menor gasto com equipamentos, pois é possível controlar tudo em um só terminal de acesso

Tecnologia analógica x Tecnologia ip

A diferença mais significativa entre câmera analógia e câmera ip é o sinal gerado por elas.
A tecnologia ip, passada através de um sistema digital, possui uma qualidade de imagem superior, pois as câmeras são todas com tecnologia ip, ligadas através de cabos UTP (cabo de rede) ao terminal central, que disponibiliza as imagens remotamente, através de monitores com tecnologia HD ou para tablets e smartphones. A qualidade e detalhes das imagens é muito superior, o que a torna mais forte no mercado de hoje e futuro.
A tecnologia analógica, é mais antiga. Um dos primeiros sistemas a ser utilizados lá no início da solução, possui câmeras analógicas conectadas aos dispositivos centrais (DVR) por cabos coaxiais, exibindo as imagens em monitores específicos. O seu custo é mais baixo se comparado a tecnologia de câmeras ip, devido a grande diferença de qualidade de imagem.

Tecnologia HDCVI

A tecnologia analógica sempre teve como vantagem principal o baixo custo, por oferecer o aproveitamento da infraestrutura já desenvolvida por utilizar meios de transmissão comuns e tradicionais. Porém, a vantagem de um vídeo em alta definição estava longe do alcance das soluções analógicas, mas o grande segredo ainda estava por vir: HDCVI (High Definition Composite Video Interface ou Interface Composta de Vídeo de Alta Definição). A tecnologia HDCVI oferece aos dispositivos analógicos, a capacidade de obter resoluções de alta definição através de uma solução adaptável a todo tipo de exigência.
As principais características do HDCVI são:

• Suporte para resoluções de alta definição, que permite captar detalhes que antes só eram possíveis através do HD-SDI ou IP

• Maior distância de transmissão, através de uma nova modulação para transmitir o sinal

• Combinação de múltiplas ondas no mesmo meio de transmissão:As ondas essenciais em toda instalação de vídeo vigilância,o vídeo, o áudio e, inclusive, as ondas de controlo, se transmite por meio do mesmo cabo coaxial, o que simplifica em grande medida o desenvolvimento das novas instalações e poupa o custo dos fios. Sob a mesma onda analógica que se utiliza para a transmissão de áudio e vídeo, HDCVI acrescenta um canal bidireccional para a comunicação de comandos de controlo entre o receptor e os componentes emissores, que permitem operações tais como o controlo PTZ, controlo de enfoque e envio de alarmes em tempo real, entre outros.

• Compatibilidade com CVBS:Alem das resoluções 1080p e 720p de alta definição, os dispositivos HDCVI também podem configurar-se para utilizar o formato CVBS a resoluções inferiores, pelo que é possível usa-los em instalações que já tenham o equipamento prévio que não suportem HDCVI.
Para aproveitar a infra-estrutura já desenvolvida, HDCVI não requer modificação do desenho básico próprio de qualquer instalação de vídeo vigilância baseada em tecnologia analógica. Uma instalação HDCVI tem o mesmo aspecto que uma instalação tradicional, é dizer, uma topologia em estrela em que as câmaras são os emissores e o equipamento de gravação, que ocupa o centro de desenvolvimento, é o receptor.

Qualidade: A qualidade mais impressionante do HDCVI é sua capacidade de oferecer resoluções de alta definição sob sinais analógicas, o que permite qualidades superiores ás câmaras de 1000TVL, o máximo actual nas câmaras analógicas convencionais. No entanto, e apesar do HDCVI suportar resoluções de até 1080p, comprovamos experimentalmente que a qualidade de uma instalação HD-SDI configurada a 1080p é ligeiramente superior pelo que se trata de uma tecnologia digital.

• Custo: Um dos pontos fortes do HDCVI é o custo. Entre tanto em dispositivos HDCVI capazes de oferecer resoluções de 720p, a relação custo/qualidade melhora sensivelmente com respeito a instalações analógicas convencionais.

• Fios: Em quanto a distância máxima de fios, HDCVI oferece o melhor equilíbrio entre a versatilidade do sinal analógico tradicional e a qualidade do HD-SDI, com distâncias consideráveis e qualidades superiores.

Quero saber mais!